Como posso participar?
Estão todos convidados desde já a juntarem a vossa voz à nossa! Há muitos formatos de participação possíveis, conforme o gosto de cada um:
Nível 3 - cantar uma versão da nossa música. Podem fazer o download da letra e do instrumental. Depois é só publicá-la no youtube, facebook ou outra rede social à vossa escolha, com o seguinte descritivo: Esta versão foi criada a propósito do projecto #cantarpelasaudemental da ManifestaMente, no âmbito de programa co-financiado pelo PNSM da Direcção Geral da Saúde, letra e música do Gimba. Versão original e mais informação em www.manifestamente.org Nível 4 - compôr uma versão diferente da nossa música com um novo instrumental ou ritmo (podem fazer o download da letra e da partitura). Depois é só publicá-la no youtube, facebook ou outra rede social à vossa escolha, com a tag #cantarpelasaudemental e o link para o nosso site www.manifestamente.org |
Porquê cantar pela saúde mentalSabemos como tantas vezes são os artistas que melhor conseguem passar uma mensagem. Por isso fizemos uma canção sobre saúde mental!
A música acompanha a Humanidade desde o início dos tempos e tem sido objecto de fascínio pelos investigadores pelo impacto que tem em nós: pode aliviar o stress, melhorar o estado de espírito, optimizar a função cognitiva e muito mais. Mais ainda, ao longo da nossa história a música tem tido um protagonismo incontornável nas várias revoluções sociais que fomos levado a cabo. Pareceu-nos um recurso precioso a recrutar para a causa da saúde mental. Podem saber mais sobre o impacto da música na nossa saúde mental nesta síntese da Universidade de Harvard e sobre o impacto de cantar neste levantamento do Research Centre for Arts and Health, sobre o poder da música para gerar mudança social no Facing History and Ourselves e ainda sobre a forma como a música acompanhou a evolução da Humanidade neste artigo da Frontiers in Neuroscience. |
Versões da Canção
|
Lançada a 10.11.2021, esta versão foi criada por um grupo de alunos da Escola Profissional Vértice em Paços de Ferreira, que a apresentou num seminário em Amarante intitulado 'Conversas sobre Saúde Mental'.
|
|
Lançada a 22.10.2021, esta versão foi criada em colaboração com psicólogos e docentes do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro em Freixo de Espada à Cinta, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental. Nela ficamos a conhecer os alunos do 5ªA, 5ºB, 6ºA, 6ºB, 7ºA e 7ºB de todos os ângulos, vista aérea e coreografia incluídas!
|
|
Lançada a 1.4.2021, esta versão foi alavancada por um dos nossos Dinamizadores Locais que lançou o desafio à Orquestra Juvenil de Sopros de Évora. Nove formadores da orquestra que fizeram o arranjo da música e letra, 51 formandos (jovens músicos das bandas do Grupo União e Recreio Azarujense, da Casa do Povo de N.ª Sr.ª de Machede, da Associação Filarmónica 24 de Junho de S. Miguel de Machede e da Associação Filarmónica Liberalitas Julia) que tocam a parte instrumental e a sete professores de música das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) da autarquia que dão a voz à canção.
|
Como tudo aconteceu
Pedimos ao Gimba que escrevesse uma letra sobre saúde mental, que passasse as mensagens que queríamos transmitir de forma acessível e lúdica e respeitadora ao mesmo tempo. E que construísse para a letra uma música que ficasse no ouvido. Depois o João Lagido pediu umas ilustrações à Ana Mina e dedicou-se com animá-las ao som da música. Finalmente pedimos à Telma Pereira para cantar e o resultado está à vista!
|
Ficha Técnica
Letra e música: Gimba
Voz: Telma Pereira Ilustração: Ana Mina Animação: João Lagido Ideia original: ManifestaMente e João Lagido Revisão científica: ManifestaMente |