Hoje, no dia mundial da saúde mental, celebramos o aniversário da manifestaMente e a importância de compreender melhor o que é a nossa saúde mental. A maior parte de nós aprendeu a compreender a saúde mental em termos de pessoas saudáveis ou doentes, “nós e eles”, “os normais e os malucos”. Mas esta divisão não existe. Há vários níveis de cinzentos entre uma mente super saudável e uma mente muito fora da realidade - e é algures nesse cinzento complexo que nos encontramos (podes ler mais sobre isto na versão longa do Manifesto pela Saúde Mental, já assinaste?). Este tema é tão complexo que já deu origem a multiplas definições de saúde mental, mas a Organização Mundial da Saúde construiu uma definição fácil de compreender e ter presente: Quando deixamos de conseguir enfrentar as dificuldades normais da vida, ou de trabalhar e contribuir, ou de estarmos cientes das nossas próprias habilidades, estamos a entrar no terreno da doença mental.
Por outro lado um estudo epidemiológico de 2015 descobriu que 65% das pessoas com doença mental não tiveram qualquer tratamento nos útlimos 12 meses. Isto são 12 meses em que estas pessoas podem estar a passar por um grande sofrimento, sem ter ajuda.
Precisamos cuidar melhor de nós e da nossa própria saúde mental. E precisamos falar mais sobre saúde e doença mental. Precisamos falar mais sobre saúde e doença mental para que quem não se sente bem possa sentir-se mais à vontade para pedir ajuda. E precisamos falar mais sobre saúde e doença mental para que as vontades políticas se debrucem sobre as iniciativas e recursos que é preciso criar para dar resposta a este problema. Queres fazer alguma coisa e não sabes por onde começar? Espreita o nosso site, temos muitos recursos para quem está preocupado consigo mesmo, quem quer ajudar outra pessoa e ainda quem quer fazer alguma coisa pela saúde mental em Portugal. Juntos pela saúde mental de todos nós, Associação manifestaMente Comments are closed.
|
Categorias
Tudo
Histórico
Outubro 2024
|