Estamos claramente num momento difícil. Terão havido poucas situações na nossa história recente em que tanta gente no mundo inteiro tenha sido afectada ao mesmo tempo, pela mesma coisa. No contexto actual pode ser muito difícil sentirmo-nos gratos seja pelo que for…. Ou não?
A gratidão tem sido muito investigada no domínio da psicologia: vários estudos (incluindo estudos longitudinais e meta-análises) têm apontado para o impacto benéfico da gratidão no nosso bem-estar geral de um modo geral, nomeadamente ao nível da nossa qualidade de vida, felicidade e até saúde física e psicológica. A ENCONTRAR+SE criou um bingo especial para nos ajudar a lembrarmo-nos de cuidarmos da nossa saúde mental durante o período de isolamento. Bingo ou linha?
A ‘nossa casa’ pode não ser um porto seguro para todos. Decretado o estado de emergência e aconselhado o isolamento em casa, as pessoas que são alvo de violência em casa estarão, assim, sob maior risco.
A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade de todos nós. Não é só no hospital que se salvam vidas, qualquer um de nós pode estar a salvar uma vida ao ligar o 800 202 148.
É o tema do momento: o COVID-19, vulgo coronavírus, está a desestabilizar todas as nossas rotinas. E como é que fica a nossa saúde mental no meio disso? As descrições assustadoras do cenário atual podem ser esmagadoras e gerais emoções fortes. A Organização Mundial de Saúde e o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças emitiram recomendações que partilhamos convosco.
O programa ‘Kit Básico de Saúde Mental para as Autarquias’ financiado pela Direcção Geral da Saúde arrancou no dia 1 de Março de 2020 - não há vírus que nos pare! Assim, de contrato assinado, temos trabalhado afincamente nas primeiras etapas do projecto (com todos os cuidados de lavagem de mãos, tossir para o cotovelo e distância social).
Para já estamos deliciadas a trabalhar num vídeo que vai inaugurar a nossa plataforma do Youtube - não vamos divulgar mais pormenores porque queremos surpreender-vos. Além disso estamos também a desenvolver o programa e manual de capacitação que vai ser usado nas várias autarquias para que outras pessoas possam também facilitar o Kit Básico de Saúde Mental. Dada a situação actual, ainda não marcámos datas para as próximas edições do Kit Básico de Saúde Mental - mas deixem só o COVID-19 perder o folego e nós pegamos nas agendas! De qualquer forma o programa tem a duração de um ano, por isso temos muito tempo para cuidarmos juntos da saúde mental de todos nós. Até breve, ManifestaMente A saúde mental a ter o relevo que nos merece: criação de um projeto-piloto de saúde mental por administração regional de saúde, incluindo cada projeto-piloto uma equipa comunitária de saúde mental para a população adulta (ECSM-PA) e uma equipa comunitária de saúde mental para a infância e adolescência (ECSM-IA). O despacho do diário da república que criou esta valência no Serviço Nacional de Saúde está disponível aqui.
Juntos pela saúde mental de todos nós, ManifestaMente |
Categorias
Tudo
Histórico
Novembro 2024
|