Como somos uma Inciativa Cidadã pela Saúde Mental, só faz sentido trabalharmos em conjunto com quem também se interessa por Saúde Mental!
Sempre tivemos várias pessoas a vir ter conosco e oferecer-se para ajudar, desde o tempo em que a ManifestaMente era apenas uma ideia - e foi assim que a equipa foi crescendo. E para grande tristeza nem sempre foi possível encontrar resposta para todas as ofertas de ajuda que recebemos - às vezes as pessoas ofereciam ajuda e nós nem sabíamos bem como as podíamos incluir. Mas temos tantas ideias que queremos pôr em prática, que sentimos mesmo muita falta de termos mais pessoas connosco para as concretizar. Assim sendo, juntámos cabeças para identificar coisas concretas em que precisamos de ajuda, valorizando os talentos de cada um. Curiosos? Joaquin Phoenix recebeu um muito merecido Globo de Ouro, Bafta e Óscar pelo seu brilhante desempenho no filme Joker. E embora as alterações climáticas mereçam toda a atenção do mundo, gostaríamos de ter ouvido mais, nos seus discursos, sobre o tema central do filme: a saúde mental. Neste contexto, quis partilhar a minha a experiência, Débora, quando vi o filme.
O que terá acontecido para que tantos risos ecoassem naquela sala de cinema quando o anão não conseguiu abrir a porta? O riso pode ser despoletado como reacção a muitas coisas. O desconforto, a angústia,... podem ser um gatilho.
No dia dos namorados a Ordem dos Psicólogos apresenta "Amar rima com respeitar", um livro sobre a violência no namoro, dirigido a crianças e jovens, mas cuja leitura é recomendada a todos. Em baixo Marta Silva, consultora para este livro, conversa sobre o livro e o tema.
Juntos pela Saúde Mental de Todos Nós, ManifestaMente A Visão publicou um artigo interessante que reflete sobre uma das ameaças à nossa saúde mental - e não só - a solidão. E porque nem sempre sentir-se só é sinónimo de se estar sozinho, este artigo traz um teste que nos pode ajudar a compreender se estamos em risco de solidão e a necessitar, como é referido no artigo, de uma prescrição social.
Juntos pela saúde mental de todos nós, Associação ManifestaMente Portugal associou-se à campanha #IAmWithYou, que visa combater a depressão em jovens universitários. Os transtornos mentais afetam hoje 20% dos adolescentes e a campanha pretende chamar atenção para estes números e angariar fundos para o seu tratamento. Esta iniciativa louvável foi traduzida para "Estamos Juntos", mas também poderia ter sido para "Estou contigo", talvez as palavras que mais ajudam a alguém que enfrenta desafios de saúde mental numa fase tão vulnerável quanto a adolescência (mais sobre esta iniciativa no artigo da ONU).
(Nós também estamos) Juntos pela saúde mental de todos nós, ManifestaMente |
Categorias
Tudo
Histórico
Outubro 2024
|