A saúde mental tem uma enorme importância durante toda a infância. A sua estreita e complexa relação com a saúde física afeta diversas áreas da vida da criança. Uma criança com uma saúde mental comprometida poderá revelar dificuldades de aprendizagem, na adaptação à escola e nos relacionamentos com os pares ou adultos com quem interage (American Psychological Association, 2022). Estas dificuldades podem acarretar um sofrimento psicológico muito significativo e com implicações na rotina diária e funcional da criança.
Considerando este impacto tão expressivo, os problemas de saúde mental são considerados uma das principais causas de incapacidade em crianças e jovens de todo o mundo (Organização Mundial de saúde, 2016). Uma criança tem a sua saúde mental fragilizada quando apresenta desregulação emocional, do pensamento e/ou comportamento (American Psychiatric Association, 2013). Os sintomas associados a esta desregulação são intensos e frequentes, persistem ao longo do crescimento, não são esperados e adequados à idade e causam graves restrições em diversas áreas da vida da criança (por ex., escola, atividades de tempos livres, família). Desta forma, considerando a intensidade e a frequência dos sintomas, uma criança poderá beneficiar de acompanhamento psicológico quando:
Para ajudar os pais e/ou cuidadores e os professores a perceber se as crianças necessitam de apoio psicológico, a Ordem dos Psicólogos Portugueses criou uma checklist com um conjunto de itens que convida à reflexão sobre como a criança se tem sentido nas últimas duas semanas. É um recurso útil para um primeiro conhecimento sobre a saúde mental da criança e as necessidades de intervenção. Em suma, o acompanhamento psicológico ajudará a criança a lidar com as situações difíceis que interfiram negativamente com o seu quotidiano. Ao mesmo tempo, a intervenção promoverá o conhecimento das suas emoções, contribuindo para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais que facilitem a gestão emocional e a sua integração e adaptação a diferentes contextos e situações. Será, assim, um espaço de confiança e apoio, onde a criança poderá desenvolver os seus recursos e estratégias emocionais e comportamentais, que lhe oferecerão uma maior perceção de bem-estar. Ver também: - Ensinar saúde mental com desenhos animados Juntos pela Saúde Mental de Todos Nós ManifestaMente, Silvana Martins Referências: -American Psychological Association. (2022). Children’s mental health. Why is children’s mental health important? https://www.apa.org/topics/children/mental-health -American Psychiatric Association. 2013. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (Fifth Edition). Washington, D.C.: APA. -Organização Mundial de Saúde.(2016). Improving the mental and brain health of children and adolescents. https://www.who.int/activities/improving-the-mental-and-brain-health-of-children-and-adolescents -Ordem dos Psicólogos. (n.d.). Checklist sobre crianças e adolescentes para pais, cuidadores e professores. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/checklist_criancasadolescentes.pdf Os comentários estão fechados.
|
Categorias
Tudo
Histórico
Novembro 2024
|