É o tema do momento: o COVID-19, vulgo coronavírus, está a desestabilizar todas as nossas rotinas. E como é que fica a nossa saúde mental no meio disso? As descrições assustadoras do cenário atual podem ser esmagadoras e gerais emoções fortes. A Organização Mundial de Saúde e o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças emitiram recomendações que partilhamos convosco.
É normal sentirmo-nos preocupados, confusos, tristes, assustados ou zangados durante este período. Como lidar com o stress durante esta situação? Algumas sugestões:
O resumo gráfico das recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre como lidar com o stress pode encontrar-se aqui. As pessoas com com problemas de saúde mental prévios ao aparecimento do COVID-19 devem, além das medidas assinaladas em cima:
Além das medidas recomendadas em cima, para as pessoas em isolamento, podem ser muito importantes as seguintes estratégias:
A ordem dos Psicólogos lançou este vídeo para explica o que pode acontecer connosco e como podemos lidar com uma situação de isolamento: As pessoas que acabaram o isolamento também estão sujeitas a stress acrescido, mesmo que não tenham ficado doentes:
É natural que os idosos, especialmente aqueles em isolamento ou com dificuldades cognitivas ou demência se sintam mais ansiosos, zangados, preocupados, ou agitados neste contexto. Deixamos aqui também algumas estratégias para ajudar os cuidadores de idosos a lidar com isso:
Sobre a saúde mental das crianças durante o surto podem encontrar as nossas recomendações aqui. Temos os melhores especialistas em saúde e entidades públicas em todo o mundo a trabalhar sem parar para lidar com este surto, optimizar a prevenção e identificar as melhores estratégias de tratamento. Estamos em boas mãos. Juntos pela Saúde Mental de Todos Nós, ManifestaMente Fontes: Ordem dos Psicólogos Organização Mundial de Saúde Center for Disease Control and Prevention Comments are closed.
|
Categorias
Tudo
Histórico
Março 2025
|