Os episódios foram pensados para serem divertidos, educativos e acessíveis, de forma a que as crianças entre os cinco e os oito anos possam compreender as mensagens sozinhas, sem necessidade de acompanhamento ou explicação de um adulto.
Contudo, pode ser muito interessante aproveitar os episódios para conversar com as crianças sobre estes temas, compreender melhor a sua realidade e reforçar as aprendizagens! Dentro do Kit Básico de Saúde Mental para Crianças podem encontrar todos estes recursos:
Está tudo disponível gratuitamente na nossa zona de utilizador:
E, já que estão aqui, aproveitamos para levantar um bocadinho a cortina, e partilhar convosco os bastidores desta construção.
No ano passado contámos-vos como correu a primeira etapa: o financiamento, como decidimos os temas a abordar e formatos a usar e as primeiras negociações entre a equipa científica e a equipa artística (detalhes aqui). Depois disso, foi uma delícia ver tudo a ganhar forma:
Adoramos as ilustrações feitas pelo João Tiago Tavares e a expressividade que ele e o nosso diretor criativo, o João Lagido do Stories that Matter, lhes infundiram. Obrigada aos dois pelas horas extra que dedicaram a este projeto - já conhecemos o excelente trabalho do João Lagido desde o Kit Básico de Saúde Mental para adultos, e ficamos sempre comovidas com o brio profissional e carinho com que ele e toda a sua equipa se dedicam à saúde mental.
Obrigada ao Samuel, Tiago, Sandra Trindade, João Paulo, d s, Paula, Ana Álvares e doadores anónimos, que participaram no crowdfunding para ajudar a tornar os desenhos animados mais apelativos para as crianças.
Também tivemos oportunidade de assistir à magia profissional da Solange Santos e Inês Marques em ação e ficámos estarrecidas com o talento para darem múltiplas vozes diferentes às nossas personagens - obrigada a ambas e aos técnicos da Trigital que completaram a alquimia do som!
Um enorme obrigada à Paula Rosa e Rodrigo Carvalho pela super-dedicação. Eles, não só investiram muito tempo e energia, como criaram histórias maravilhosas, divertidas e originais, respeitando todos os princípios e orientações da equipa científica relativos à saúde mental. Fizeram a letra da canção “ABCDE pela Saúde Mental” e ainda cativaram o Simon Wadsworth e a Tânia Santos para lhe dar corpo - bem hajam por todo o carinho que injetaram na saúde mental das nossas crianças!
Um enorme obrigada ao Simon Wadsworth e a Tânia Santos por terem alinhado nesta causa e pela maestria que emprestaram a esta canção, que não podia ter ficado mais deliciosa! Fica no ouvido, debaixo da língua, e nos pés - toda a gente que já a ouviu tem adorado e é muito difícil não cantar e dançar! Estreia a 17 de outubro, fica o aperitivo: aqui!
O trabalho da restante equipa é menos vistoso, mas muito importante! A nossa equipa científica esteve ocupada a produzir e rever todos os materiais de apoio para pais e cuidadores, educadores de infância e professores de 1º ciclo. Fomos querendo fazer cada vez mais coisas, à medida que fomos tendo mais ideias - obrigada Ana Rita Goes , Ana Teresa Prata , Filipa Costa, Beatriz Lourenço, Marta Silva (e a mim) pela paciência e por não terem deixado cair o entusiasmo!
E contou ainda com o apoio adicional e atenção minuciosa da Maria João Avelino para revisão científica e da Ana Ventura para revisão linguística. E da nossa incansável Ana Lobo para o planeamento estratégico do lançamento e divulgação. E, claro, o trabalho em todas as áreas da Sofia Vasconcelos, o génio de organização e eficiência da ManifestaMente, que assegurou as tarefas mais aborrecidas e invisíveis sem as quais nada disto funcionaria. Perdoem-me a gabarolice, mas a prata da casa da ManifestaMente é um espetáculo!
E não esquecendo o trabalho ainda mais invisível, muitíssimo precioso e inacessível ao comum dos mortais, que é a matemática informática que está por detrás do funcionamento da zona de utilizador da ManifestaMente. Um enorme obrigada ao Tiago e ao Ricardo Oitavén da Open Solutions, pela infinita gentileza e paciência em traduzir as nossas necessidades em circuitos eficazes de zeros e uns, e pela generosidade em fazer sempre mais do que o combinado, para ficar tudo mais do que perfeito.
Obrigada ao Dr Jorge Bastos Leitão da RBMS e à Dra Sandra Pereira, que nos ajudaram a descortinar os meandros legais que fazem estas coisas acontecer. E claro, obrigada novamente à Fundação Calouste Gulbenkian, pela confiança e aposta no nosso trabalho. Finalmente, obrigada a vocês que nos leem por se interessarem pela saúde mental das nossas crianças e no nosso projeto - esperamos que gostem! E agradecemos muito qualquer feedback que nos possam dar. Para facilitar este processo deixámos questionários para pais e cuidadores, educadores de infância e professores de 1ºciclo e ainda para as crianças que quiserem responder com a ajuda dos pais. E obrigada pelo brainstorm no Instagram e no Facebook, que nos ajudou a encontrar o nome das queridas personagens que nos vão acompanhar pelas nossas histórias.
Juntos pela Saúde Mental de Todos Nós
ManifestaMente, Ana Mina Os comentários estão fechados.
|
Categorias
Tudo
Histórico
Setembro 2024
|