Foi com grande satisfação que verificámos a adesão das autarquias ao nosso Programa. Recebemos 209 pedidos de inscrição de autarquias, IPSS e particulares, tendo alguns ficado em lista de espera. Integraram o programa 160 participantes, com idades entre os 23 e os 60 anos, e uma maioria do sexo feminino (89%), colaboradores das Câmaras Municipais (ou instituições parceiras) de: Abrantes, Albufeira, Alcobaça, Alandroal, Almada, Alvito, Arraiolos, Azambuja, Barrancos, Beja, Borba, Cadaval, Castro Verde, Chamusca, Coruche, Cuba, Estremoz, Évora, Faro, Ferreira do Alentejo, Golegã, Lisboa, Monchique, Montemor-o-Novo, Mora, Moura, Mourão, Olhão, Ourém, Ponte de Sor, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacém, Serpa, Silves, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas, Viana do Alentejo, Vila Franca de Xira, Vila Nova da Barquinha, Vila Viçosa e ainda as Comunidade InterMunicipais do Alentejo Central e do Baixo Alentejo. Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (mhGAP Community Toolkit da OMS), o programa pretende aumentar diretamente a literacia dos seus participantes e, ainda, incentivá-los a desenvolverem ações de promoção da saúde mental nas suas comunidades. Funciona num registo teórico-prático, com momentos de trabalho individual e em grupo, com sessões para discussão de conceitos e estratégias práticas e, também, com acompanhamento da implementação das atividades no terreno. Consiste nas seguintes etapas:
Em termos da satisfação geral com o curso, 97% participantes indicaram satisfação positiva e 99% participantes indicaram uma avaliação positiva em termos da utilidade e pertinência dos conteúdos. 96% dos participantes diz sentir-se capaz o suficiente, capaz ou muito capaz de realizar as três atividades principais recomendadas no âmbito das iniciativas a implementar depois do curso. Registámos uma evolução positiva ao nível da escala de literacia em saúde mental (MHLq) em 46% dos participantes. O cumprimento de todas as etapas deste percurso, culmina com a implementação no terreno de pelo menos 4 das actividades propostas e confere ao participante o diploma de ‘Dinamizador Local Certificado’. 66 dinamizadores concluíram todos os passos necessários para o processo de certificação. Até à data, pelo menos 1.627 pessoas já foram abrangidas pelas iniciativas desenvolvidas pelos dinamizadores locais.
Podem ficar a conhecer os testemunhos da Inês Cardoso e da Maria João Gamito, Margarida Rodrigues, Dina Oliveira e Sónia Esteves, participantes da primeira edição do Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais, co-financiado pelo Programa Nacional de Saúde Mental da Direcção Geral de Saúde. Durante os próximos meses partilharemos mais testemunhos, fiquem atentos! Podem acompanhar todas as novidades sobre as edições futuras do Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais aqui, os Dinamizadores Locais certificados que estão disponíveis para serem contactados para estabelecimento de parcerias e desenvolvimento conjunto de iniciativas pela saúde mental podem ser encontrados aqui. O Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais está agora disponível também para empresas, organizações, associações sem fins lucrativos e outras - enviem-nos um email para [email protected] saber mais sobre preços e outras informações. Juntos pela Saúde Mental de Todos Nós, ManifestaMente, Ana Mina e Beatriz Lourenço Comments are closed.
|
Categorias
Tudo
Histórico
Outubro 2024
|